quarta-feira, 28 de outubro de 2015

"O Rap Pelo Rap" estréia em novembro e fomos atrás saber um pouco mais sobre isso


   "O Rap Pelo Rap" é um documentário de 75 minutos que conta com opiniões e histórias de 42 artistas do rap nacional, entre eles se encontram Síntese, Kamau, Criolo, Shaw, KL Jay, Sandrão RZO, GOG, Dexter, Rapadura, DJ Nyack, De Leve, Haikaiss, Sombra SNJ, Daniel Ganjaman, Karol Conká, Oriente, DJ RM e Rael. O projeto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado pelo aluno Pedro Fávero a partir do curso de Comunicação Social -Rádio e TV (UNESP) e aprovado com nota máxima pela banca da universidade.

   O filme é estruturado em 8 capítulos; "Introdução: O Rap", “Old School x New School”, “A poesia do ritmo”, “O ritmo da poesia”, “A revolução será televisionada?”, “Rap e preconceito”, “Ser um MC” e “Eu quero mais…”.
A trilha sonora conta com nomes de peso também, como Laudz, Nave, Skeeter, Tuchê, Jay Beats, Cabes, DJ Nato PK, Pok Sombra, Neto e DJ Paolo.

  Rolou um bate bapo rápido com o Pedro Fávero, idealizador do longa para saber mais o que acontece por trás disso tudo:

Como que surgiu a idéia do documentário? 
  Então...Sou formado em radio e TV na UNESP de Baúru, e no final do curso temos que apresentar um trabalho de conclusão, como na época eu ja curtia bastante rap, participava de batalha de mcs, ia em shows e comecei a me interessar sobre documentários, surgiu a ideia de fazer um documentário de rap, porque não via nenhum sobre o tema sendo que ele estava voltando a mídia, sentia falta de um registro das ideias dos mcs e dos djs, a gente tem as musicas mas é sempre bom saber o que o cara pensa.

Quando foi que aconteceu? 
  No final de 2012, fiquei um ano filmando, mais um de edição, e teve o termino em 2014. 

Tem uma equipe por trás disso te acompanhando?
  Esse TCC foi trabalho só meu a principio, mas desde sempre foi colaborativo, é um filme independente sem patrocínio, sem edital e sem nenhuma grana. No começo não tinha nem câmera, então ia um amigo meu, veterano da faculdade, Diogo Yudi, filmava a entrevista pra mim, depois me passava as imagens, só depois comprei um gravador de áudio e uma câmera.
  Algumas entrevistas fiz sozinho, nunca tive grande envolvimento com o rap no começo, então fui conhecendo conforme o filme. Quando os grupos de rap iam tocar em bauru, eu aproveitava, entrava em contato com eles e entrevistava eles la mesmo porque nãoo tinha dinheiro pra passagem.

Vi que na página do filme no Facebook, vocês tem um projeto que leva o filme para diversas cidades em eventos. Como que isso funciona para quem se interessar?
  Nós fizemos todo um processo de divulgação do filme, assim que ele ficou pronto em 2014, nós passamos em alguns festivais e mostras de cinema, e esse ano a gente ta fazendo exibição em várias cidades, tipo, em festival de hip hop, encontro de mcs, em qualquer lugar que tenha uma estrutura (projetor, telão, som) e que queira reproduzir o filme. Nós fazemos sempre um debate ao fim das exibições, isso é muito importante, porque o filme é feito para gerar questoes. Quem quiser levar o filme para sua cidade é sé enviar um email para orappelorap@gmail.com ou entrar em contato com a página do facebook, já rolou exibições em Goiânia, Amapá, Minas, Salvador e São Paulo.

E sobre o lançamento oficial do filme, quando vai ser?   
  Em novembro o filme vai inaugurar no Sesc TV, que tem em alguns pacotes de televisão por assinatura, e ele passará também no canal do Sesc TV na internet. No canal oficial do youtube vou lançar o filme na íntegra, em full HD, e também lançaremos em DVD. 

  É isso, acompanhe então o trailer da obra enquanto o lançamento oficial não chega!



Nenhum comentário:

Postar um comentário