quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Hoje estréia "Straight Outta Compton" no Brasil e aqui vai uma resenha do que vem por aí



O filme "Straight Outta Compton - A história do N.W.A" chega aos cinemas brasileiros dia 29 de outubro. O filme conta a história de 5 rapazes afro-americanos que através de suas letras mais que honestas escandalizaram a sociedade americana durante a década de 80 , relatando as experiências vividas dentro do subúrbio de forma crua, o que acabou soando de forma agressiva contra o sistema que criticavam e tanto os oprimia. Eis então que ai surgia o Niggaz Wit Attitudes ou N.W.A, representando a voz de um povo e de uma geração.

Quase que três décadas depois. o filme relatando a história de Dr.Dre, Eazy-e, Ice Cube, Mc Ren e Dj Yella chega aos cinemas fazendo criticas a fatores ainda estão presentes no cotidiano dos americanos, principalmente das minorias. Straight Outta Compton, cujo nome vem do primeiro disco do N.W.A conta a história de como esses ícones do rap mundial se encontraram e formaram um dos grupos de maior relevância dentro da cena, pioneiros do estilo gangsta rap.

O filme mostra que não era fácil a vida para os negros aquela época, e que o rap ainda não possuía o espaço que tem hoje por lá, muitos eram envolvidos em gangues e ligados ao crime na cidade de Compton, como o caso de Eazy-e (interpretado por Jason Mitchell) um dos fundadores do grupo, investindo o dinheiro que ganhava no crime, dentro da música, e foi assim que o N.W.A gravou seu primeiro vinil. Nesse começo de carreira surgiram hits, dentre eles, "Fuck The Police" que soou como um insulto para os policias e outras autoridades, reflexo disso, foi uma carta emitida pelo FBI para os músicos, intimidando quem ousasse cantá-la, o que falhou, afinal, hoje ainda é uma das musicas mais cantadas em protestos contra a polícia no território americano. Ice Cube afirmou "foi com a nossa música que as pessoas começaram a perceber os problemas entre os negros e a polícia".

Além das armas, drogas, festas e mulheres é abordada dentro do filme uma questão política que atualmente ainda existe no território americano que vem gerando mortes e confrontos diários, que é o racismo policial. Diversas vezes os artistas do grupo são parados e agredidos nas cenas pelo simples fato de serem negros ou de estarem em um bairro de maioria branca, o que casou perfeitamente com os casos que andam ocorrendo por lá nos dias de hoje.

Dentro da história se desenrola as brigas entre os integrantes do grupo, o fim do N.W.A em decorrer delas, a briga entre as grandes gravadoras de rap da época, como a da Death Row Records, liderada pelo empresário Suge Knight com a que gerenciava o N.W.A, e o começo da carreira de artistas como Tupac e Snoop Dogg. A vida dos artistas fez com que eles vivessem no meio de festas e mulheres desenfreadamente, o que foi crucial para o desfecho da história, onde com o rapper Eazy-E indo a óbito pela contração do vírus HIV o grupo que planejava uma volta, nunca conseguiu fazê-la.

O resto voces conferem hoje nas telinhas pelo Brasil!





Nenhum comentário:

Postar um comentário